Publicado por: PROFª SURAIA | 03/10/2009

Aníbal Machado


Aníbal Monteiro Machado nasceu em Sabará, MG, em 1894. Poucos escritores se embrenharam por tantas e diversas áreas da criação quanto esse mineiro pertencente ao grupo modernista de seu estado, do qual faziam parte Drummond, Emílio Moura, Abgar Renault, Ciro dos Anjos e Pedro Nava. Com muitos de seus textos traduzidos para outras línguas e adaptados para o cinema, como A Morte da Porta-Estandarte e Viagem aos Seios de Duília, foi um contista exemplar. Além de contos, escreveu romances, peças teatrais, ensaios cinematográficos e poemas.

Aproveitando a fragmentação do mundo contemporâneo e, até mesmo, elementos experimentais do futurismo e do dadaísmo, seus escritos, buscando novo espaço de respiração literária, se caracterizam pela mistura dos gêneros.

Como se tudo isso não fosse suficiente, ao se mudar para o Rio de Janeiro, ele ajudou a criar importantes grupos teatrais, como O Tablado, Os Comediantes, Teatro Experimental do Negro e Teatro Popular Brasileiro.

Em Ipanema, sua casa proporcionou freqüentes reuniões entre escritores de todo o mundo, tornando-se, por um bom tempo, o centro da vida literária carioca. Morreu no Rio de Janeiro em 1964.

Aníbal Machado foi também jogador de futebol, e participou do primeiro time titular do Clube Atlético Mineiro, em 1909, entrando para a história do clube por ter marcado o primeiro gol da história do Atlético Mineiro. Jogou por três anos, até se formar em Direito, participando também da diretoria do clube.

Pai de seis filhas, entre elas, Maria Clara Machado e irmão de Lúcia Machado de Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: