Publicado por: PROFª SURAIA | 20/12/2009

Uma idéia solta no ar


Um menino bem pequeno, mas de tamanho mais que suficiente para fazer o que tinha que fazer, está sozinho em uma praia, em uma certa tarde, com um leve sorriso de quem espera alguma coisa ainda por vir. Acontece que logo em seguida começa a chegar gente, gente miúda, cada qual empinando um papagaio solto no ar.

São papagaios de todo o tipo, com tudo a que têm direito, cheios de véus, rabos e lanterninhas: papagaios de renda, palha, papel de seda, cetim; papagaio-sorvete, papagaios com cara de dragão, pipa de arroz, quase transparente; papagaios-peixes, papagaios-pássaros. Tudo era apenas beleza flutuante pelo céu até que chegaram os adultos, querendo impor ordem nisso tudo, eleger qual das pipas era a mais bonita, impor regras, pontos e critérios que classificavam e desclassificavam.

Quando as crianças, vindas de todas as partes do país, se recusaram a aceitar o que tinha sido imposto, veio a proibição: se não existem critérios, está proibido empinar pipas no céu.

Em Uma idéia solta no ar, narrativa escrita em versos, Pedro Bandeira constrói uma alegoria poética da liberdade, permitindo-se vislumbrar a possibilidade de um mundo que não fosse regido pelas regras da competição — um mundo que fosse apenas fruição comum, encontro.

Trata-se de uma obra lírica e poética que aborda o tema de maneira simples mas em momento algum simplista, que explora a bela imagem de papagaios de todas as cores flutuando pelo céu. Suas rimas soltas, em verso livre, propõem uma sonoridade bastante fluida, um ritmo que ralenta e acelera de acordo com os diferentes momentos da narrativa. Trata-se de uma história sem protagonistas, em que um personagem misterioso provoca um movimento coletivo.

Anúncios

Responses

  1. MUITO OBRIGADO PELO LIVRO E OTIMO.
    BJS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    OOOOOOOODDDDDOOOOOOORRRRRRRROOOOOOOO;.
    D++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++!!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: