Publicado por: PROFª SURAIA | 20/12/2009

Histórias apaixonadas


Os personagens de Histórias apaixonadas são garotos e garotas que vivem aquela fase que deixa a todos em constante ebulição: a adolescência. Este novo livro de Pedro Bandeira reúne sete contos (ou "encontros de amor", como a eles se refere Bandeira): "A garota dos sonhos"; "O que tinha de ser"; "Amor de trás pra frente"; "Minha princesa"; "Volta e meia vamos dar"; "O par de tênis" e "Eu quero ficar com você".

Em todos eles, retrata-se a descoberta do amor, que costuma deixar marcas profundas e lembranças jamais esquecidas. Com toda a sua habilidade narrativa, além da sensibilidade em trazer à luz sentimentos essenciais, Pedro Bandeira dá vida ímpar a seus personagens.

Um exemplo disso é Edvaldo, despertado pela colega de classe Melissa para sua primeira grande paixão. Sonhando em realizar algum ato heróico para chamar a atenção da menina, Edvaldo é capaz de correr riscos numa mata fechada ao tentar encontrar Melissa, que ele julgava perdida.

Em outro conto, o casal de jovens Amelinha e Marcel aparece para compor um enredo que mistura desconfianças, idealizações do futuro comum e a compreensão gradativa de que o amor é um sentimento muito complexo.

Marina é outra personagem que se destaca no conjunto dos contos de Histórias apaixonadas, uma garota que espanta as amigas ao dizer que nunca "ficou" com ninguém. O privilégio deste primeiro momento cabe a Renato, jovem bacana e bonito, que toca muito bem violão – e o coração das meninas. Só que Marina entende com maturidade os diversos sentidos de sua primeira "ficada" e define para si mesma, antes de tudo, o que quer e como quer que aconteça.

Pedro Bandeira revela que algumas histórias que compõem o volume foram ensaiadas por décadas, "durante um longo, às vezes gostoso, às vezes doloroso aprendizado, para que eu possa dividir com você as emoções que vivi durante uma vida inteira nas trilhas do amor". Os personagens e os contos de Histórias apaixonadas demonstram que o escritor tirou grande proveito de seu aprendizado pessoal.

Anúncios

Responses

  1. Esse livro e bom para lermos e fazermos uma peça sobre auguma história dele!
    Fiz isso na minha escola e ficou muito engraçado!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: