Publicado por: PROFª SURAIA | 05/11/2009

A Bússola de ouro


Publicado inicialmente em 1995 na Inglaterra, o livro traz como protagonista a menina Lyra Belacqua, que possui habilidade inigualável de contar mentiras. Ela, assim como todas as pessoas de seu mundo, possui um daemon (a materialização externa da alma na forma de animal), chamado Pantalaimon. A história se passa num mundo paralelo ao nosso.

Lyra Belacqua é uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, seqüestradas por um grupo misterioso de pessoas chamadas popularmente de papões.

Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro, antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade. Mas, após descobrir que a Sra. Coulter comanda os papões, Lyra foge e inicia sua jornada nas terras gélidas do Pólo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, bruxas, aeróstatas, exploradores, e crianças capturadas para ser usadas em experimentos maléficos.

O livro gerou polêmica por alegadamente retratar de maneira negativa a Igreja e a religião. Alguns críticos vêem a trilogia de Pullman como uma refutação direta à série Crônicas de Nárnia, notória por seu teor religioso e alusões ao cristianismo. As críticas da parte de instituições religiosas, principalmente nos Estados Unidos (onde até mesmo boicotes foram organizados), contribuíram grandemente para o baixo arrecadamento do filme no dito país. Em contraste, o filme foi um grande sucesso no resto do mundo.

Apesar da controvérsia, o livro rendeu ao autor prêmios como The Guardian Children’s Fiction Prize, Carnegie Prize e a indicação da Publishers Weekly como o melhor livro de 1996 para público jovem.

VEJA A OPINIÃO DE QUEM JÁ LEU:

ROSÂNGELA (1901 – 2009)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: