Publicado por: PROFª SURAIA | 04/11/2009

As pernas curtas da mentira


Paulo Pinóquio mente. Mais do que isto, ele faz da mentira um modo de vida – no que é  ajudado  por  seu  imenso  talento  e  inteligência.  Sua  história  é  narrada  pelo  amigo Mário. Os dois se conhecem quando Paulo vem morar no bairro e se torna seu colega de escola. Na aula, Paulo chama a atenção de todos por sua inteligência e seu talento.

Quando a professora pede que os alunos escrevam uma redação, ele apresenta uma história muito bem narrada. Mas é um estudante relapso, que falta às aulas e vai mal nas provas, motivo pelo qual acaba desligado da escola. Opta, então, por enganar os pais: pretende fingir que continua cursando o colégio.

Conta  para  isto  com  a  ajuda  de Mário,  a  quem  convence  com  a  história  da  suposta  doença  de  seu  pai. No começo, as coisas até funcionam, mas chega o momento em que Paulo deve apresentar em casa o boletim com as notas.

Decide  falsificar o documento, envolvendo no caso o empregado da gráfica que  faz  serviços para a escola, o qual imprime, clandestinamente, um boletim.
E é aí que começa, a confusão: despedido, precisando de dinheiro (o aluguel estava atrasado), o rapaz da gráfica decide chantagear Paulo. Mário resolve ajudar mais uma vez o amigo e vai falar com o jovem chantagista. Fica então  conhecendo  sua  irmã, Tônia, que  se vê dividida:  se por um  lado  está  solidária  com o  irmão, por outro reconhece que o procedimento é errado.

Mário,  apaixonado  por  Tônia,  acaba  se  vendo  num  dilema. Mas  tudo  se  resolve  quando,  por  acaso, Mário encontra  o  pai  de  Paulo  e  descobre  que  ele  não  está  gravemente  doente.  Bruno  (pai  de Mário)  descobre  a verdade e resolve ajudar a família de Tônia, com a condição que Paulo volte à escola. Anos depois, numa sessão de autógrafos – Paulo tornou-se escritor – Mário relembra a história…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: