Publicado por: PROFª SURAIA | 11/10/2009

A bolsa amarela


Raquel é a filha caçula da família, é a única criança. Seus irmãos, com uma diferença de dez anos, não lhe davam ouvidos, porque achavam que criança não sabe coisa alguma. Por se sentir muito solitária e incompreendida, ela começa a escrever para seus amigos. Amigos imaginários. Raquel, desde cedo, tinha três vontades enormes: vontade de crescer, vontade de ser garoto e vontade de ser escritora.

Um dia, ganhou uma bolsa amarela, que veio no pacote da tia Brunilda. A partir daí, a bolsa passou a ser o esconderijo ideal para suas invenções e vontades. Tudo cabia lá dentro. A bolsa amarela acaba sendo a casa de dois galos, um guarda-chuva-mulher, um alfinete de segurança e muitos pensamentos e histórias inventadas pela narradora.

A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

Responses

  1. adorei

  2. Estou lendo este livro

  3. amo esse livro,da primeira vez que eu li foi maravilhoso.gostei d+ desse livro.de que além de ser uma fábula,possui vários momentos legais.parabéns Lygia Bonjuga.

  4. ameiiii!!!!!

  5. essa historia e muito boa ………adorei

  6. Adoreeeeeeei bjs

  7. gostei desse livro, é muito legal… 🙂

  8. irei ter uma prova sobre este livro e nao o encontrei na minha cidade resolvi procurar na net mas cade o final

  9. ai eu adoro essa historia
    thal meninas!!ah e eu amei esse site : )

  10. essa historia e mtmtmt legal!!!!
    adorei!
    bjsssss!

  11. gostei muito dessa a historia

  12. na minha escola tem deste livro e eu peguei para ler e me apaixonei esse livro é d++++++++++++++++

  13. eu adorei essa historia ela e muito boa a minha prof ta contando na sala e eu tenho 8 anos e to no 4 ano

  14. ah eu já li esse livro é muito legal !! amei , amei , amei !

  15. Essa escritora é muito criativa um texto desse pode ter 130 paginas mais eu não paro de ler ele .
    Eu tenho esse livro comprei semana passada

  16. Eu estou tendo uma prova sobre o livro… E estou dando uma pesquisada sobre o assunto. Adorei a explicação do começo da história, mais cadê o fim?
    Só achei que está faltando isso. Sei como é díficil, mesmo assim adorei a vontade de vocês de criar o site e adotar esse livro e fazer um ”resumo” sobre ele.

  17. a minha professora conto e muito legal d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++mesmos amei!!!!!!!!!!!!!

  18. essa historia e d+.Me lembro a primeira vez q a ve na quarta serie

  19. essa historia e d++++
    amei !!!!
    bjs thauuu !!


Deixe um comentário

Categorias

