Publicado por: PROFª SURAIA | 30/09/2009

História meio ao contrário


 

Você conhece alguma história que começa com: “E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre”? Pois esta começa exatamente assim. Quer saber como ela termina?

Esta é uma história original que provoca a inteligência e o senso crítico pela  intertextualidade com os contos de fadas. Logo de saída, ao nos depararmos com o seu título, perguntamos: o que vem a ser uma história meio ao contrário? Como uma história pode ser assim? Será que vou ter que ler o livro pelo avesso? Isto é, de trás para frente? O que pretende a autora ao intitular sua obra assim?

A história que se quer contar é a da princesinha, filha do rei e da rainha que foram felizes para sempre. Uma princesa quer correr mundo, conhecer novas culturas e assim conquistar sua autonomia. Um príncipe se apaixona por uma pastora. Um rei, que negligencia seu povo e mal conhece o ciclo dia e noite, a ponto de acreditar que o dia tinha sido roubado. E o mais importante: a bem fundamentada crítica sobre o caráter do “E foram felizes para sempre”, algo sem graça, sem motivação, como se não houvesse dificuldade na vida cotidiana de um casal, ainda mais sendo eles governantes.

O primeiro livro premiado de Ana Maria Machado continua, ainda hoje, atual em seu espírito crítico e encantador em sua narrativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: