Publicado por: PROFª SURAIA | 29/09/2009

Do outro lado do mundo


Ana Maria Machado, nessa obra, trata de um tema ainda pouco discutido em nossa sociedade: a escravidão. O que significa, de fato, ser tratado como mercadoria, não ter direito à família, estar à mercê da vontade de seu senhor?

A história transcorre num antigo sítio herdado pelo pai de Vera, que é amiga da mãe de Mariano, um menino da cidade de Cachoeirinha, cidade do interior do Espírito Santo. Vera tem dois filhos: Elisa e Leo. O sítio antigo, a casa grande e o “anexo”, como Mariano e seus amigos diziam (na realidade, a antiga senzala), precisavam ser reformados para se transformarem numa agradável pousada.

Depois de feita a reforma, a turma resolve dormir no “anexo” e eis que, à noite, lhes aparece uma menina negra. Inicialmente a garotada se assusta com a presença etérea de Rosário. Sim, na verdade ela era um fantasma, uma escrava que tinha morado naquela senzala.

Rosário vai contando como era sua vida de escrava, sua solidão, os maus-tratos, como ela e Amaro – seu irmão – ajudavam os demais escravos. As crianças, atentas à narrativa, se envolvem cada vez mais com aquele espírito e decidem ajudá-la.

Ela conta, ainda, a forma trágica como morreu. Fala, também, da vontade que tem de saber que fim teria tido seu irmão.
Prepare-se para descobrir um mistério de arrepiar os cabelos. E descubra por que a vida real às vezes parece coisa do outro mundo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: