Publicado por: PROFª SURAIA | 22/09/2009

Werner Zotz


Werner Zotz integra a galeria dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil brasileira desde os anos 70. Conquistou, em 1985, o Prêmio Mirlos Blancos de Melhor Publicação Internacional do Ano para Jovens na Feira de Bolonha (Itália), concedido pela Unesco, por Rio Liberdade. Dois anos depois voltou a ser premiado em Bolonha, desta vez com o título de Melhor Publicação Latino Americana para Jovens, com Apenas um Curumim. Entre mais de uma dezena de prêmios, destaca-se ainda o selo de Altamente Recomendável para Jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil, recebido em 1985 (Não-Me-Toque em Pé de Guerra e Rio Liberdade) e 2004 (Aventura no Fim do Mundo).

Aventureiro vocacional, Werner desbravou o país através de trilhas, rios, mares e matas. Sabe interpretar como poucos a alma de suas gentes. Escreve com a naturalidade de quem conhece as dores e as delícias de ser brasileiro. A natureza – por vezes tão maltratada –, as desigualdades sociais, as mazelas políticas e a aculturação das populações indígenas são temas presentes em sua obra. Consegue sintonia com o público infanto-juvenil sem ceder ao artifício do rebaixamento de estilo. Seus livros são conscientes, mas não panfletários. Infantis, jamais menores. A obra reflete a personalidade multifacetada desse catarinense que se tornou cidadão do mundo. Escritor, editor, jornalista, fotógrafo, professor, publicitário, exibe igual desenvoltura em jornadas pelos confins do Brasil ou em reuniões de negócios nas grandes cidades.

Werner é autor de algumas dezenas de publicações, entre literatura infanto-juvenil, livros fotográficos de viagens e obras na área da educação. Como editor, participou da criação e foi diretor da Editora Beija-Flor e da Co-Editora, em Curitiba, e da Editora Mares do Sul, em Florianópolis. Atualmente é diretor da Editora Letras Brasileiras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: