Publicado por: PROFª SURAIA | 22/09/2009

Cristina Agostinho


  id1127fotoCristina Agostinho nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, uma região que, nas palavras da autora, não tem igreja barroca, maria-fumaça, garimpo ou montanha, mas se fala "uai" e "trem bão". Formou-se em Direito e Letras.

Aos quatro anos, aprendeu a ler com a mãe, para que desse um pouco de descanso em casa, pois, como era muito arteira, já tinha rachado a cabeça, quebrado o dedo e ateado fogo em um colchão. Os livros não a afastaram das "brincadeiras", mas revelaram-lhe uma grande parceira, a boneca Emília, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Leu toda a coleção de Monteiro Lobato, depois foi explorar os livros de Júlio Verne e não parou mais.
Quando estava na sétima série, foi estudar num internato em Belo Horizonte: dei sossego aos meus pais e tirei o da diretora. Foi nessa época que tomou gosto pela escrita. Acabou ganhando um concurso literário, o que a estimulou a escrever românticas histórias de amor muito apreciadas pelas colegas.
Dona de um estilo ágil e bem humorado, Tem oito livros publicados, cinco deles infanto-juvenis, que abordam temas realistas tais como desemprego, divórcio, preconceito, drogas, sexualidade, perdas e seus reflexos na criança e no adolescente.

Por essas obras recebeu dois prêmios nacionais, o Selo de Ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e um deles- – foi traduzido em Cuba. O sucesso de sua experiência literária infanto-juvenil valeu-lhe um convite para participar de um dos painéis da 5a. Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, em 1991.

Anúncios

Responses

  1. Madrinha te desejo tudo de bom nessa vida não me esqueço a pessoa maravilhosa que a senhora é, nem o que fez por mim!!Queria te ver novamente.Abraços Gláucia Prates

  2. muito bom, mais uma tijucana a fazer sucesso…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: