Publicado por: PROFª SURAIA | 21/09/2009

Karen Acioly


foto-andressa-anholete-karen-acioly1Karen Acioly é atriz, dramaturga e teatróloga brasileira, de atuação destacada em teatro infanto-juvenil e musical. Ao todo, escreveu mais de 20 peças infanto-juvenis e dirigiu a maior parte delas. Sua obra já recebeu diversas premiações especializadas na área, como os prêmios Sharp, Mambembe, Coca-Cola, Zilka Salaberry e Maria Clara Machado

Começou a fazer teatro aos sete anos de idade, no Colégio Bennett. Participou dos grupos "Asdrúbal Trouxe o Trombone", que revolucionou o teatro brasileiro, Formou-se em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em.

Desde cedo, começou a escrever suas peças e logo resolveu dirigi-las. Ganhou seu primeiro prêmio em 1985, o troféu Mambembe, com De Repente, no Recreio, de 1985. O espetáculo, que lotou o Teatro dos Quatro e Teatro Villa-Lobos no Rio de Janeiro, narrava situações de crianças e adolescentes na hora do recreio e era inspirada em suas memórias.

Também escreveu Meus Balões, uma ópera infantil encenada em 2002, que trata do encontro fictício de Santos Dumont com Júlio Verne.

Escreveu e encenou espetáculos como "Bagunça", a ópera-baby que mostrava a evolução da vida de oito crianças, passando por nascimento, descoberta da fala, do corpo, da arte, das formas de brincar com o que o mundo oferece. Pelo texto, a autora recebeu o último prêmio Maria Clara Machado de direção. No mesmo ano, Karen Acioly criou o Festival Intercâmbio de Linguagens, voltado para crianças, do qual foi Curadora e diretora artística do conteúdo nacional e internacional por seis edições (2003 a 2008 ).

É autora de A Excêntrica Família Silva, que trata do história da chegada do circo no Brasil e tem 5 livros publicados: Tuhu, o menino Villa-Lobos (Prêmio Lucia Benedetti-Melhor livro de Teatro apara crianças-FNLIJ 2008), , A Tinta, Os Bichos (Editora Rocco) e Iluminando a história (Editora Salamandra)

Karen Acioly é casada e mãe de dois filhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: